• Admin

Mercado de Ações

O mercado de ações vem recebendo muita atenção dos investidores e especialistas do Brasil nos últimos anos. Isso se deve à crescente econômica do país desde 2016, e consequentemente a fase do bull Market. O bull Market nada mais é do que a fase de sequentes altas do mercado de ações. O nome faz referência ao movimente de ataque do touro, que se faz se baixo para cima. Em contrapartida, há períodos em que o mercado enfrenta uma sequencia de quedas, onde os preços da maioria das empresas caem muito ou até mesmo são obrigadas a fechar o capital devido a uma crise financeira. Esse tipo de mercado recebe o nome de Bear Market, nome que faz referencia ao ataque de um urso, de baixo para cima.


São essas variações que separam os verdadeiros investidores da “manada”. Com a vinda do mercado de baixa, a maioria dos investidores despreparados liquidam rapidamente suas ações pois tem não estão preparados para ver seu dinheiro perder metade, ou muitas vezes dois terços do valor. Porém, também é nessa fase que os investidores preparados financeiramente e principalmente psicologicamente, aproveitam para multiplicar seu capital. Isso ocorre pois o mercado é cíclico, o que significa que nenhum período vai durar para sempre, ele esta sempre alternando entre mercados de baixa e de alta. E como no Bear Market os preços das ações caem lá em baixo, os investidores experientes aproveitam para comprar ações de empresas que perderam o preço, mas não seu valor e dessa maneira, quando o mercado de alta chegar, aquelas ações que foram compradas por preços baixíssimos, multiplicarão 10, 50 ou 100 vezes seu valor.


Mas o que são Ações!?


Ações basicamente são pedaços de empresas que decidiram abrir seu capital para poder investir mais em seu crescimento. Dessa maneira, quando compramos ações de uma determinada empresa, estamos nos tornado acionistas da mesma. As ações sempre ficam alocadas em um Bolsa de Valores, que no caso do Brasil é a B3 (antiga BM&FBOVESPA).


Como se Ganha Dinheiro com Ações?


Há diversas maneiras de ganhar dinheiro com ações, mas aqui iramos citar as duas mais praticas e conhecidas:

· A primeira maneira é a mais conhecida, trata-se do crescimento de valor de uma ação. De maneira simples, é basicamente você comprar caro e vender barato. Por exemplo, quem comprou ações da Magazine luiza (MGLU3) no seu IPO (oferta pública inicial – sua “estreia na bolsa”) teria multiplicado seu capital em mais de 11 vezes, visto que de lá pra cá suas ações subiram 1.134%.

· A segunda maneira é com os chamados “Dividendos”. Os dividendos são basicamente uma parte do lucro da empresa que ela distribuí para os acionistas. Dessa maneira, se a empresa que você é acionista for distribuir dividendos, você receberá uma quantia que varia de acordo com o numero de ações que possui. Mas nem todas as empresas distribuem dividendos, algumas preferem reinvestir seus lucros para poder alavancar seu crescimento.


Como faço para comprar ações?


Bem, é mais simples do que parece. Para comprar ações, basta criar uma conta em uma corretora de valores, a qual irá intermediar sua relação com bolsa de valores, depositar dinheiro e finalmente escolher as ações que irá comprar.


Como saber quais ações comprar?


Bem, existem vários índices para analisar uma empresa, seu lucro, dividas, valuation, etc. Como esse é um assunto muito longo, iremos deixar para outro artigo. Mas para este aqui vale ressaltar uma dica importante, a diversificação. Uma das regras mais importantes no mercado de ações é a diversificação, nela é feita uma distribuição de 10 a 15 ações recomendavelmente de setores diferentes. Dessa maneira, se uma ação cair, dificilmente as outras caíram junto (a não ser em crises, etc), o que te garante uma segurança a mais na sua carteira de ações.


Tipos de Ações


Existem basicamente dois tipos de ações:

· Ordinarias - Dão direito à voto na assembleia, porém não dão acesso aos diveidendos da empresa.

· Preferencias - Dão direito de recebimentos de dividendos


Onde aprender sobre ações?


Com a disseminação de conteúdo na internet se tornou muito mais fácil aprender sobre o mercado de ações. Porém há algumas obras que são imprescindíveis para aqueles que desejam dominar esse mercado. Abaixo darei algumas dicas de livros e um curso (para aqueles que podem realizar um investimento mais alto) e economizar tempo na sua aprendizagem.










Abaixo, Segue o link do curso que eu recomendo para quem deseja aprender sobre o mercado de ações de maneira mais pratica e rápida:

http://bit.ly/cursocomoinvestir1









2 visualizações
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • Branco Ícone Google+