• Admin

7 Dicas para Negociar qualquer coisa

Muitas pessoas tem vergonha de negociar o preço de determinado produto. Elas acham que estão sendo chatas ou invasivas. Mas não se engane, há negociação é um ato fundamental na compra de qualquer coisa. Seja por um pequeno desconto, ou para levar um acessório a mais na sua compra, negociar o produto na maioria das vezes só irá trazer benefícios á sua compra.


Mas como negociar? Bastar apenas eu dizer que o preço está caro? Devo parecer sério e bravo o tempo todo? Não devo mostrar interesse pelo produto? Confira agora 7 dicas de como negociar qualquer coisa:


1 – Mindset


Os grandes negociadores são conscientes de que tudo é negociável. Isso faz com que tenham uma consciência assertiva. Dessa maneira, eles se preocupam com a sua parte do negócio, mas sem desrespeitar a do outro. Para uma negociação, um ponto chave é controlar seus sentimentos, não sentir raiva ou agir de maneira egoísta. Lembrem-se ambos os lados querem sair no lucro em uma negociação.


Quando você demostra que também quer que o outro negociador saia com algum ganho, ele corre menos risco sentir que você está tentando engana-lo, e faze-lo sair perdendo. Mostre a ele que o preço pode ser melhor, mas sem ser agressivo, argumente com respeito.



2 – Saiba ouvir


Negociadores são detetives, estão sempre atentos a todos os fatos e fazendo as perguntas certas para extrair informações uteis na negociação. Quando falamos demais, mostramos que estamos muito mais preocupados com nós mesmos do que com a outra parte, e isso não é bom para o processo.


Indicamos a regra 70/30. Ouça 70% do tempo e fale os outros 30%.



3 – Faça a lição de casa


Reúna o máximo de informações possíveis antes de ir direto ao ato da negociação. Preço dos concorrentes, benefícios, malefícios, necessidades do outro lado, pressão do momento, cenário econômico. Tudo isso irá te dar muito mais argumentos para conseguir seu objetivo.



4 – Não tenha pressa


Em uma negociação, podemos dizer que quem tem menos pressa leva a melhor. O lado mais apressado, sempre tende a aceitar a proposta “menos pior”. Tenha em mente que você só irá sair de la quando conseguir um acordo favorável, desmarque os outros compromissos. Tenha aquele tempo exclusivo para a negociação.



5 – Esteja disposto a ir embora


Não negocie sem opções! Esteja sempre pronto para ir embora caso não chegue ao acordo desejado. Isso irá evitar que perca dinheiro e ainda tem grande chance de conseguir o acordo justamente por ter ido embora, muitas vezes a outra parte sessa quando vê que esta desistindo do negócio .



6 – Mostre o que quer


Mostrar o que está querendo com clareza é essencial. Aprenda a entender o negociador e a mostrar-lhe como você pode sair satisfeito nesse negócio. Muitas vezes o outro lado não tem a mesma percepção do negócio como a sua. Portando, mostre como isso pode satisfazer ambos os lados com interesses básicos.



7 – Não de nada sem algo em troca


Uma concessão de um lado só mostra fraqueza. Dessa maneira, se você ceder algo, ele sempre irá querer que você ceda mais e mais, até sair no prejuízo. Sempre se amarre ao “Darei isso se você me der isso” , dessa maneira ficará protegido das ameaças.



Bônus – Técnica Trump


O presidente americano Donald Trump é muito conhecido por seu jeito bastante agressivo de negociar. Uma de suas técnicas utilizadas, é tentar desvalorizar o produto do outro lado. Dessa maneira, Trump dá argumentos mostrando que o que o outro tem não é nada de mais, e que ele está fazendo um favor em negociar com o outro. Isso muitas vezes entra na cabeça do outro negociador, e o faz pensar que ele é a parte inferior da negociação.


Essa e outras técnicas podem ser conferidas em seu livro “a arte da negociação” no qual o presidente americano ensina suas técnicas para negociar. Para conferir o livro, clique no link abaixo:


402 visualizações
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • Branco Ícone Google+