• Admin

3 indicadores para avaliar uma ação

O mercado de ações nunca foi tão popular no Brasil quanto nos dias de hoje, e isso se deve a boa fase econômica que o país vive. Mas no meio dessa manada de novos investidores na bolsa de valores, muitos acabam se empolgando e entrando sem ter o mínimo de conhecimento necessário para avaliar uma ação. Por isso vamos listar aqui as 6 melhores métricas para avaliar uma ação:


1 - Dividend yield (DY)


Essa métrica consiste na avaliação dos dividendos pagos pela empresa. Ela é muito usada pelos investidores que estão interessados em crescer seu patrimônio também através dos proventos liberados pelas empresas.


O DY é calculado Dividindo os dividendos que a empresa distribuiu ao longo do ano pelo preço atual da ação:

Dividendos

Preço da ação


2 - Preço/Lucro (P/L)


Esse índice da uma ideia do quanto o mercado esta disposto a pagar pelos lucros da empresa. Quanto maior o P/L maior o preço que estão disposto a parar:


Preço da ação

Lucro por ação


3 – ROE


Esta métrica indica o retorno sobre o patrimônio liquido. Ela é usada para medir o quanto a empresa é rentável.


Lucro liquido

Patrimônio liquido


Como aprender mais


Para você que tem interesse no mercado de ações e quer virar um especialista na análise desses ativos, vou recomendar o livro “guia suno de dividendos” escrito pelo Tiago Reis, co-fundador da suno research. Nele, são mostrados muitos indicadores para se avaliar uma ação, além dos possíveis cenários econômicos que pode impactar o mercado e muito mais:


1 visualização
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • Branco Ícone Google+